19 de Agosto de 2007

Joanne Katlen Rowling, nascida em Chipping Sodbury, Gloucestershire, 31 de Julho de 1965, é a milionária autora da série Harry Potter.

Cresceu e estudou no Reino Unido, Rowling mudou-se para Portugal em 1991, após a morte de sua mãe. Lá, viveu até 1995, nomeadamente no Porto, onde ensinou inglês. Esteve casada com um jornalista português, Jorge Arantes, que é o pai da sua filha Jessica Rowling Arantes, nascida em 1993. Se separou do marido e voltou para o Reino Unido com uma filha de 3 meses para sustentar. Sem ter o que fazer, ia para o café local, onde escrevia idéias nas folhas de guardanapos. As idéias vieram e ali se transformou um livro, o qual ela resolveu datilografar e manda para alguma editora. Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Ao publicar os livros, a sua editora, Bloomsbury, sugeriu a Joanne que usasse iniciais na capa dos livros de Harry Potter (pensando que alguns rapazes poderiam ter preconceitos em comprar um livro escrito por uma mulher). Como tinha apenas um nome próprio, ela escolheu para segundo nome o nome da sua avó favorita, Kathleen.
Em fevereiro de 2004, Rowling estava listada pela revista Forbes como detentora de uma fortuna de 576 milhões de libras esterlinas, o que faz dela uma bilionária (em dólares e em libras inglesas) e a primeira pessoa na história que se tornou bilionária por escrever livros. É a mulher mais rica do Reino Unido (é mesmo bem mais rica que a Rainha Isabel II)


publicado por ●๋•Juℓΐ ρσттєя●๋• às 08:48
Colunas:
Accio!
 
Mais comentados
Aniversários de Fevereiro (:
3 - Warwick Davis (Flitwick)
6 - Arthur Weasley
9 - Ciáran Hinds (Aberfoth Dumbledore)
12 - Afshan Azad (Padma Patil)
17 - Bonnie Wright (Ginny Weasley)
21 - Alan Rickman (Snape)
22 - Julie Walters (Sra. Weasley)
25 - James e Oliver Phelps (Gémeos Weasley)
27 - Timothy Spall (Peter Pettigrew)
28 - Georgina Leonidas (Katie Bell, PM)